Caminhando pelas ruelas estreitas e caóticas, diminuído pelas altas torres, poucos poderiam estimar que a cidade de Shibam, no Iêmen, tem quase 1.700 anos. Localizada no distrito central do país, chamado Hadhramaut, Shibam tem suas origens no período pré-islâmico e evidências de construção que datam do século IX.
Shibam é conhecida por ser a primeira cidade do mundo a ter um masterplan vertical. Sítio protegido pela UNESCO desde 1982, a cidade apresenta edifícios adensados que variam de quatro a oito pavimentos, construídos a partir do ano 300 d.C, mas a maioria posterior a 1532. Graças à muralha que a circunda, a cidade sobreviveu quase dois mil anos apesar de sua desafortunada localização adjacente à planície de inundação do rio Wadi.
Adentre as antigas muralhas de Shibam, a seguir.
Importante ponto de parada na rota comercial de especiarias e incensos, Shibam emergiu como um lugar de riqueza na planície sul da Arábia. A cidade teve início como um enclave de famílias rivais que buscavam prestigio, poder político e proteção dos saqueadores beduínos A noção de casas empilhadas rapidamente se tornou o modus operandi arquitetônico e, assim, deu-se início à construção de centenas de edifícios feitos com adobe. A solução de torres residenciais contíguas diminuía a vulnerabilidade a ataques e, ao mesmo tempo, exibia a riqueza dos habitantes.
Shibam foi construída sobre a capital pré-islâmica de Shabwa após sua destruição no ano 300 d.C.. Poucos fragmentos dos primórdios de Shibam ainda podem ser vistos, entre os quais uma mesquita construída em 904 e um castelo de 1220, já que a cidade foi em grande parte reconstruída após 1532, quando uma grande inundação danificou as fundações da antiga cidade.
A cidade é cercada or terras cultiváveis e, após o a colheita das culturas, o solo era usado na construção e manutenção das edificações da cidade. Shibam é historicamente reverenciada por seu engenhoso planejamento urbano, particularmente por sua arquitetura que atende as necessidades de uma população profundamente devota da cultura islâmica.
"Chamada, por vezes, de 'Chicago do deserto' ou 'Manhattan do deserto', a antiga cidade de Shibam apresenta aos historiadores e urbanistas um dos primeiros exemplos de planejamento urbano baseado na construção verticalizada", segundo o site da UNESCO.
Fontes: UNESCO, Slate, Socks Studio